contador de visitas

Click aqui

9ºano-provas, exerc.



TURMINHA ATENÇÃO PARA OS COMANDOS:
  1. EXERCÍCIO PARA SER IMPRESSO E RESOLVER NO CADERNO
  2. ENTREGAR DIA 10/06/2011
  3. VALOR DA TAREFA: 0,5
  4. ATENÇÃO POSTAREI NOVAS ATIVIDADES AVALIATIVAS AQUI.
  5. BOM TRABALHO.


EXERCÍCO AVALIATIVO HISTÓRIA-REGIMES TOTALITÁRIOS


QUESTÃO 01- Quais eram as bases em que Hitler apoiava o seu poder na Alemanha Nazista?
QUESTÃO 02- Os regimes políticos procuram se legitimar por meio de ideologias, que incluem concepções sobre os vínculos entre poder e sociedade, sobre relações sociais e étnicas. Uma dessas ideologias, o nazismo, está expressa nos dois documentos a seguir, difundidos pelo regime nazista alemão.
Documento 1
Sem a possibilidade que lhe foi dada de empregar homens de nível inferior, o Ariano nunca teria podido dar os primeiros passos na estrada que devia conduzi-lo à civilização [...].Assim, a existência de homens inferiores foi um dos fundamentos essenciais para a elaboração de civilizações superiores; pois compensava a penúria de recursos materiais sem os quais um progresso posterior é inimaginável. Incontestavelmente, a primeira civilização da humanidade descansava menos sobre a domesticação do animal que sobre o emprego de homens inferiores.Adolfo Hitler. Mein Kampf ("Minha Luta"). HITLER, A. Mein Kampf. Apud MATTOSO, Kátia M. de Queirós (Org.). "Textos e documentos para o estudo da história contemporânea (1789-1963)". São Paulo: HUCITEC, Ed. da Universidade de São Paulo, 1977. p. 178.
Documento 2


Partindo desses elementos da propaganda nazista, atenda às solicitações seguintes.
a) Que aspecto da ideologia nazista esses documentos expressam?
b) Comente dois resultados concretos da difusão do nazismo durante o governo de Adolfo Hitler na Alemanha.

QUESTÃO 03 - TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO
A composição das duas bandeiras a que os textos se referem presta-se, nos dois casos, a
a) representar o caráter socialista do Estado alemão moderno, daí a presença do vermelho nas duas bandeiras.
b) identificar o projeto político vitorioso e dominante com o conjunto da sociedade e com o Estado alemão.
c) defender a paz conquistada após os períodos de guerra, daí a presença do branco nas duas bandeiras.
d) valorizar a diversidade de propostas políticas existentes, caracterizando a Alemanha como país democrático e plural.
e) demonstrar o caráter religioso e cristão do Estado alemão, daí a presença do preto nas duas bandeiras.
QUESTÃO 04 - "Atrás do jovem, a guerra, em frente a ele a ruína social, à sua esquerda ele está sendo empurrado pelos comunistas, à direita, pelos nacionalistas e por toda a sua volta não existe um só traço de honestidade, de racionalidade, e todos os seus bons instintos estão sendo distorcidos pelo ódio."ud GAY, P., A cultura de Weimar, trad., Rio, Paz e Terra, 1978, p. 60.A análise acima foi feita pelo novelista alemão Jakob Wassermann e diz respeito à situação social durante a República de Weimar, quando a Alemanha:
a) Presenciou a derrocada do nazismo e o estabelecimento da democracia tutelada pelas principais potências ocidentais e pela União Soviética.
b) Vivenciou uma experiência democrática marcada pelos sucessivos governos de centro-esquerda, encabeçados pelo Partido Democrata Alemão.
c) Passou por uma experiência democrática abalada por graves crises econômicas e pelas investidas de partidos e grupos extremistas de esquerda e de direita.
d) Assistiu à consolidação no poder do grupo espartaquista liderado por Rosa de Luxemburgo, que questionava duramente as concessões ideológicas feitas pelos social-democratas.
e) Enfrentou a guerra contra a Tríplice Aliança, mantendo o regime democrático a partir de uma coalizão de centro-esquerda liderada pelos social-democratas.

QUESTÃO 05 - um militante comunista espantado com os resultados eleitorais do partido nazista em 1930, chamou a atenção para o fato de que se tratava de um "partido sem história" desconhecido da literatura burguesa e da socialista, uma ilha isolada na política alemã. Na realidade, novo enquanto partido, o NSDAP [Partido Nacional-Socialista Alemão dos Trabalhadores] estava agrupando muitas propostas que nacionalistas, conservadores e até mesmo esquerdistas vinham levantando há tempos na Alemanha. O resultado final desse amálgama redundou num projeto contra-revolucionário que deu certo, até que a "máquina" ficasse louca, sem controle, no dizer de Félix Guattari. (Alcir Lenharo, Nazismo - "O triunfo da vontade")Sobre a ascensão dos nazistas ao poder na Alemanha, é correto afirmar que
a) se relaciona diretamente com o Pacto Germano-Soviético, pois interessava à União Soviética apoiar os nazistas para derrotar as forças liberais européias.
b) apesar de derrotado nas eleições parlamentares de 1932, o Partido Nazista faz uma aliança política com a social-democracia e com a democracia-cristã.
c) tem estreitas ligações com a conjuntura política européia, pois os nazistas inspiraram-se na Inglaterra, a primeira nação a adotar um regime totalitário.
d) após o fraco desempenho eleitoral nas eleições parlamentares de 1932, o Partido Nazista pratica um golpe de Estado, com apoio dos partidos de direita.
e) foi uma decorrência dos efeitos da crise capitalista a partir de 1929, que gerou um forte aumento no desemprego, atingindo milhões de trabalhadores em 1932.

QUESTÃO-06 Não podemos considerar como causa do totalitarismo na Alemanha e na Itália:
a) a crise econômica gerada com os acordos de paz após a Primeira Guerra Mundial.
b) o agravamento da crise econômica com a crise mundial de 1929.
c) a fragilidade dos governos democráticos.
d) a chegada dos socialistas ao poder, implantando uma ditadura proletária.
e) o receio da burguesia com o avanço socialista.

QUESTÃO-07) É considerada a mais importante obra de Pablo Picasso e reflete os horrores dos ataques nazistas à sua cidade natal, durante a Guerra Civil Espanhola:
a) Senhoritas de Avignon.
b) Impressão: nascer do Sol.
c) Persistência da Memória.
d) Guernica.
e) O Grito.
QUESTÃO 08- Para responder à questão, considere a história em quadrinhos a seguir.


(Quino. "Mafalda a Contestatária". Lisboa: Publicação Dom Quixote, 1972)

A Guerra Civil Espanhola, entre os anos de 1936 e 1939, teve estreitas relações com os fatos históricos que engendraram a Segunda Guerra Mundial. O final dessa Guerra Civil representou a
a) vitória dos sociais democratas na Península Ibérica, local utilizado pelos Aliados para iniciar os preparativos finais para preparar os bombardeios contra os nazi-fascistas.
b) derrota das forças socialistas, anarquistas e democráticas espanholas que não conseguiram sobrepor-se ao exército franquista, uma vez que este tinha o apoio incondicional dos EUA, Inglaterra e França.
c) ascensão das forças fascistas que, apesar de terem sido derrotadas na Segunda Guerra Mundial, ganharam fôlego na Espanha até a década de 1970.
d) derrota das forças militares dos nazi-fascistas, que não conseguiram suportar os ataques realizados pela milícia republicana, que tinha o apoio financeiro da União Soviética e de outros países aliados.
e) vitória do Partido Comunista Espanhol, que soube organizar uma grande frente de oposição ao movimento das classes burguesas, que sustentavam financeiramente os fascistas, especialmente os de Barcelona e Madri.

QUESTÃO 09 - "Hitler considerava que a propaganda deveria ser popular, dirigida às massas, desenvolvida de modo a levar em conta o nível de compreensão dos mais baixos. [...] O essencial da propaganda era atingir o coração das grandes massas, compreender seu mundo maniqueísta, representar seus sentimentos."          LENHARO, Alcir. "Nazismo, o triunfo da vontade". São Paulo: Ática. 1990. p. 47-48.Considerando o trecho apresentado, assinale a afirmativa INCORRETA.
a) A liberdade de imprensa foi suprimida, e a comunicação passou a ser controlada pelo partido nazista, que incorporou a vontade do povo alemão.
b) O esporte e os grandes espetáculos públicos foram explorados pelo nazismo como forma de reafirmar a superioridade racial ariana.
c) O projeto cultural do nazismo estimulava valores tipicamente cosmopolitas, em detrimento das expressões tradicionais locais e dos costumes rurais.
d) O nazismo recorreu à construção de grandes obras arquitetônicas como forma de promover a coesão das massas e a consciência nacional.

QUESTÃO 10-) Em alguns países europeus, após a 1 Guerra Mundial, houve enérgica inflação. As conseqüências dela, somadas ao receio do bolchevismo e à exacerbação do nacionalismo, propiciaram o surgimento de governos de tendência:
a) anarquista. b) esquerdista. c) conservadora. d) liberal. e) social-democrata.

QUESTÃO 11- Responder à questão com base nas afirmativas abaixo, sobre o período entre as duas grandes guerras mundiais e as bases de apoio social para a ascensão dos regimes fascistas na Europa.
I. A alta burguesia apoiou a ascensão de regimes ditatoriais visando a controlar o perigo de uma revolução operária.
II. As camadas médias empobrecidas com a crise econômica opuseram-se ao avanço dos fascistas, com o apoio dos partidos liberal e social-democrata.
III. Parcela significativa do operariado apoiava os partidos comunista e socialista, acreditando na transformação revolucionária do Estado.
IV. As classes populares compostas por ex-combatentes, subempregados e jovens desempregados foram as mais seduzidas pela propaganda fascista.Pela análise das alternativas, conclui-se que somente estão corretas
a) I e II
b) I, II e III
c) I, III e IV
d) II e IV
e) III e IV

QUESTÃO 12- O filme "A queda - Os últimos dias de Hitler", recentemente exibido nos cinemas, causou polêmica pois, segundo alguns críticos, "humaniza a figura de Hitler". A principal preocupação desses críticos era que o público do filme, ao ver Hitler em cenas do quotidiano doméstico, simpatizasse com sua figura e passasse a ver o nazismo de forma mais tolerante. Em resposta às críticas, o diretor do filme afirmou que sua intenção era a oposta: aumentar a discussão sobre o período nazista, para evitar que as idéias propagadas por Hitler pudessem reaparecer na política atual. Dessa forma, em meio à polêmica, os dois lados manifestaram intenção semelhante:
a) alertar para os riscos do totalitarismo e das idéias racistas, como as defendidas pelo nazismo e aplicadas na Alemanha nas décadas de 1930 e 1940.
b) proibir a liberdade de expressão, para que tanto o nazismo quanto outras ideologias autoritárias, como o socialismo soviético, sejam eliminados.
c) restabelecer a liberdade de organização político-partidária no ocidente, oferecendo alternativas institucionais para a difusão dos ideais nazistas.
d) impor os princípios enunciados no Tratado de Versalhes que impediu, em 1919, a Alemanha de produzir armas e que foi ignorado pelos nazistas.
e) reconhecer que, independentemente de suas idéias, os líderes políticos são seres humanos e que, portanto, têm direitos e merecem respeito.

QUESTÃO-13 "A guerra européia que se iniciou no 1Ž de setembro de 1939 foi a guerra de Hitler. Historiadores continuarão a discutir as forças sociais, econômicas e políticas que o levaram a assumir uma série de riscos calculados que culminaram em uma guerra em grande escala".(KITCHEN, Martin. "Um mundo em chamas". Rio de janeiro: Zahar, 1993. p. 11.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir.
I.                    Hitler, apesar do poder absoluto que detinha no Estado Maior Alemão, foi forçado a agir em um contexto socioeconômico, no qual era dependente do apoio ativo de seus subordinados.
II.                 II. Hitler se encontrava em pleno comando da política externa alemã, e suas ações levaram em conta as circunstâncias sociais históricas e culturais de sua época.

III.               A guerra implementada por Hitler resultou de sua insanidade e de seus interesses pessoais, o que isenta, assim, a sociedade alemã de qualquer responsabilidade sobre os resultados da empreitada.
IV. As decisões de Hitler bem como a política interna e externa por ele encetada foram respaldadas pelas elites diplomáticas e militares e pelas classes hegemônicas alemãs.

Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e III.  b) I e IV. c) II e III. d) I, II e IV. ) II, III e IV.
QUESTÃO 14- O que é exatamente o fascismo que o senhor fundou?
O fascismo é antes de tudo uma fé. O fascismo é uma grande mobilização de forças morais e materiais.
O que é mais importante, o arado ou a espada?
O arado abre o sulco na terra, mas é a espada que o protege.
Quando as massas pensam, elas não se opõem às políticas imperialistas?
O raciocínio jamais será o motor das multidões. A multidão ama os homens fortes. A multidão é mulher.
O que os fascistas pensam sobre a violência?
A violência é imoral quando é fria e calculada, mas não quando é instintiva e impulsiva.
Então a violência fascista não deve ser planejada?
A violência fascista deve ser pensante, racional, cirúrgica.
Não me parece muito coerente, mas vamos adiante. O capitalismo na Itália não precisa da democracia?
É possível que no século XIX o capitalismo tenha precisado da democracia. Hoje, pode muito bem passar sem ela. (Adaptado de KONDER, Leandro. Jornal do Brasil, maio de 2003.)

No texto acima, o filósofo brasileiro Leandro Konder produziu uma entrevista fictícia com Mussolini.
Ele inventou as perguntas, mas as respostas foram retiradas de escritos desse líder fascista italiano.
A partir do trecho da "entrevista", pode-se caracterizar o fascismo pelo seguinte traço:
a) apoio ao expansionismo militarista.        b) estímulo à participação política reflexiva
c) descrença no sistema capitalista de produção. d) valorização dos interesses das massas populares

QUESTÃO-15 As causas do neonazismo levam ao nascimento do próprio nazismo: a ausência do Estado. A República de Weimar, nascida no mesmo caldo que fabricou o Tratado de Versalhes, teria de gerar um monstro. (...)
Fazer da política a expressão da vitória do mais forte é o centro de gravidade do nazismo. De qualquer tipo de nazismo. O resto é tempero, produção teatral.Uma sociedade centrada na justiça social jamais será nazista. Não é o caso do Brasil, onde se discriminam negros, nordestinos, crianças sem casa e torcedores do Botafogo.
            (CONY, Carlos Heitor. Proibição inútil. "Folha de S. Paulo", 09/06/1994.)

Conforme mostra Carlos Heitor Cony, já em 1994, o neonazismo deve ser motivo de preocupação para os governos e as sociedades democráticas em todo mundo.
As duas características político-ideológicas que identificam tanto o nazismo quanto o neonazismo são:

a) federalismo - arianismo       b) xenofobismo - militarismo
c) fascismo - bipartidarismo     d) pluripartidarismo - corporativismo

QUESTÃO-16  Os Jogos Olímpicos de Berlim, em 1936, tornaram-se, para muitos, o exemplo emblemático dos esforços dos nazistas para comprovar a superioridade dos arianos, glorificando a força física, a saúde e a pureza racial dos alemães.
No entanto, esse mito nazista de superioridade da "raça ariana" foi derrubado pelo negro norte-americano Jesse Owens, vencedor de quatro medalhas de ouro nessa Olimpíada.
Assinale a alternativa que expressa outro princípio nazista.
a) A defesa dos princípios arianos significou a condenação pública das práticas homossexuais, pois os homossexuais eram identificados como aqueles que desperdiçavam sua energia sexual em relações improdutivas.
b) No ideário nazista, os camponeses são identificados como a reserva moral da Alemanha, independentemente de sua origem étnica.
c) A visão mítica do campo está conjugada à glorificação do trabalho manual e da simplicidade dos costumes camponeses, o que significou a opção pela via rural para o desenvolvimento do capitalismo.
d) A mulher alemã é, na sociedade nazista, entendida como a guardiã da raça ariana, o que implicou a defesa de sua atuação no espaço público, em detrimento de sua condição de reprodutora da raça.
e) Os comunistas alemães foram identificados como a expressão mais completa do ideário nazista, já que aliavam sua origem étnica à defesa de uma sociedade igualitária.

QUESTÃO 17 -  "A frase 'os judeus devem ser eliminados', com suas poucas palavras, meus senhores, é muito fácil de ser dita. Para aqueles que têm que levá-la a efeito, é a mais difícil, a mais dura das tarefas que existem. (...) Nos perguntaram: e o que acontecerá com as mulheres e as crianças? (...) Eu não acho justo, eliminar os homens - falando claro, matá-los ou fazer que os matem - e deixar vivas as crianças deles que um dia se vingarão sobre nossos filhos e netos. A difícil decisão de eliminar este povo da face da terra teve que ser tomada."
II) "O principal inimigo do povo alemão se encontra exatamente na Alemanha: o imperialismo alemão(...). Ao povo alemão está colocada a tarefa de enfrentar este inimigo em seu próprio país; de enfrentá-lo na luta política, em conjunto com o proletariado de outros países, cuja luta se trava em seu próprio país contra seus próprios imperialistas."
            Fontes: (Himmler, H. Geheimreden 1933-1945. Frankfurt/M, Berlin, Viena: Propylaen, 1974: e K. Liebknecht In: Bartel, H. et al. "Geschichte der Deutschen Arbeiterbewegung". Berlin: Dietz, 1966: 452-453.)

Os textos traduzem, respectivamente, princípios dos seguintes movimentos políticos contemporâneos:
a) I) Anarquismo; II) Socialismo
b) I) Nazismo; II) Socialismo
c) I) Salazarismo; II) Anarquismo
d) I) Fascismo; II) Franquismo
e) I) Franquismo; II) Fascismo

QUESTÃO18- No término da Primeira Guerra Mundial, surgiram movimentos políticos que contestavam a ordem existente e se mostravam ferozes adversários do internacionalismo vermelho. Entre esses, o protótipo foi o "Fascio italiano di combattimento" fundado por Benito Mussolini em 1919, e cujo nome iria embasar o termo genérico de fascismo. Os movimentos ou regimes fascistas que se desenvolveram na Europa do entre-guerras apresentavam algumas características comuns.Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo.
(     ) O fascismo, considerando-se um poder espiritual, antimaterialista e anticapitalista, condenava os recursos da propaganda política do século XX, como a imprensa, o rádio, o cinema, de que faziam uso as democracias liberais européias.
(     ) O fascismo era ultranacionalista e revelou-se contra tudo o que na sua concepção ameaçava a unidade nacional: a democracia, o liberalismo e a luta de classes.
(     ) O fascismo pretendeu fazer emergir o novo homem, regenerado, procurando homogeneizar a comunidade.
(     ) O fascismo, hostil ao pluralismo, detinha a verdade. Deliberando o que era bom ou mau, feio ou bonito, o fascismo era conduzido por um chefe carismático.
(     ) O fascismo, substituindo o conflito social interno pelo corporativismo, era contra todo tipo de violência e de quadros militarizados. Condenando as rivalidades, ele não era xenófobo, nem admitia impulsos imperialistas.
A seqüência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
a) V - F - V - F - F.     b) F - V - V - V - V.    c) V - V - F - F - V.
d) V - F - F - V - V.    e) F - V - V - V - F.

QUESTÃO 19- A Guerra Civil Espanhola iniciada em 1936, tradução sangrenta do confronto de duas Espanhas e ponto focal de uma atormentada história, tornou-se o mito fundador da luta internacional contra o fascismo. Assinale a alternativa correta sobre esse tema.

a) A Espanha, que jamais vivera um regime republicano ou a vitória eleitoral de partidos de esquerda, observou em 1936 um golpe de Estado desencadeado pelos comunistas. Foi o começo da guerra civil.

b) Os regimes autoritários da época, como a Itália de Mussolini e a Alemanha de Hitler, preferiram não colaborar materialmente com a facção nacionalista espanhola, temendo a reação das democracias européias.

c) A Guerra Civil terminou com o triunfo dos nacionalistas sobre os republicanos. A era franquista estava aberta. A Espanha vermelha, derrotada. Os militantes de esquerda, antigos combatentes republicanos, foram perseguidos no quadro da feroz repressão do "terror branco".
d) Após a vitória, o general Francisco Franco proclamou a República e extinguiu a monarquia em nome da democracia. Instituiu-se o sufrágio universal, com extensão do voto, inclusive, às mulheres e aos soldados.
e) Os nacionalistas espanhóis, agrupados na Falange e adeptos de práticas fascistas, ao serem derrotados na guerra civil, partiram para outros países a fim de divulgar sua causa.

QUESTÃO-20 Após o final da Primeira Guerra Mundial, a Alemanha mergulhou numa profunda crise econômica e política, o que favoreceu o desenvolvimento da doutrina totalitária conhecida como nazismo. A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.
a) No período da história alemã conhecido por República de Weimar, Adolf Hitler liderou uma tentativa golpista de extrema direita, colocando em cena o programa do Partido Nacional Socialista que denunciava os marxistas, os judeus e os estrangeiros. Este prometeu trabalho a todos os alemães, realizações sociais e a supressão das imposições do Tratado de Versalhes.
b) A Alemanha, derrotada na 1 Guerra, foi forçada assinar a "própria culpa da guerra", além de pagar pesadas indenizações e perder parte de seu território. A instabilidade política e social foi a tônica deste período, face ao aumento da inflação, estimulada pelo próprio governo via desvalorização do marco, facilitando as exportações e uma maior concentração do capital.
c) No contexto da República de Weimar, a ascensão do governo social democrata, em aliança com socialistas e anarquistas, embora tenha diminuído os índices de inflação e desemprego, não conseguiu barrar o crescimento da doutrina nazista de Hitler, a qual pregava o ódio aos judeus e estrangeiros e tinha como princípio a defesa do racionalismo, em detrimento do romantismo.

d) A partir de 1929, a situação socioeconômica do país foi agravada pela crise mundial do sistema capitalista. A crise e a depressão trouxeram na sua esteira as falências, o desemprego, o declínio da produção agrícola e industrial, refletindo-se no agravamento dos antagonismos sociais e na ascensão dos partidos extremistas, fragilizando a coalizão social-democrata e liberal que governava o país.

QUESTÃO 21- Depois das duras experiências da Primeira Guerra Mundial, observa-se a criação e a expansão de partidos nacionalistas de extrema direita em vários países europeus.

Podemos considerar como razões para o crescimento destes partidos, EXCETO:

a) o temor da expansão do comunismo, especialmente após o sucesso da Revolução Russa de 1917, que repercutiu intensamente na Europa, influenciando os movimentos operários.
b) o empobrecimento das classes médias, especialmente naqueles países que sofreram intensos processos inflacionários, durante os anos 20, como a Alemanha e a Itália.
c) a ingerência norte-americana na economia européia, em decorrência da política do New Deal, ocasionando uma forte crise no final da década de 1920.
d) a imposição de pesadas reparações de guerra e perdas territoriais aos derrotados na Primeira Guerra Mundial, insuflando os movimentos nacionalistas.
e) o impasse político enfrentado pelos regimes parlamentares democráticos recém-instalados, como a República de Weimar, diante da radicalização dos conflitos entre a direita e a esquerda.




4 comentários: